Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O pai dos políticos

A Maioria das pessoas não gosta de falar sobre política por acharem que se trata de um instrumento de dominação e extorsão da massa e um meio de obtenção de benefícios particulares (corrupção). Elas estão cobertas de razão. A política sob o prisma de Maquiavel é uma arte. Arte de dominação, de disputa de força e poderes e conquistas de territórios. Ela não nega seu papel, seu objetivo sempre foi manter os domínios do governante e o seu poderio. Marco Aurélio Nogueira em sua Obra "Em Defesa da Política" diz que por sua própria natureza a política sempre está preste a se tornar um horror e á ela sempre estará associada coisas tão complicadas como interesses, ambições, poder, autoridade, força e persuasão.
Segundo Maquiavel, para se manter no poder é necessário que o governante seja amado pelo seu povo e estimado por ele. Que não é necessário possuir muitas qualidades, mas aparentar tê-las é útil. É bom que ele se pareça piedoso, humano, íntegro, mas que saiba se converter ao oposto quando necessário. Assim é a nossa política hoje, poderíamos tomar como exemplos os candidatos reeleitos porque são estimados pelo povo, porque, de certa forma, demonstraram ser a pessoal ideal para assumir aquele governo, que defende o povo e zela por ele , muito embora seu verdadeiro objetivo seja manter-se no poder por questões não são necessariamente políticas, podendo ser interesses totalmente pessoais ou simplesmente pelo desejo da dominação e poder.
Dessa forma que o príncipe deveria se portar, para ele não havia um motivo, um bem maior social para se manter no poder, era simplesmente pelo poder. O tipo de governante ditado por Platão , que deveria ser filósofo, pois não se importaria com seus próprios interesses não é aqui admirado por Maquiavel. . nem mesmo pelos nossos politticos atuais.



Resenha baseada no livro de Marco Aurélio Nogueira, Em defesa da Política.
Autora: Juliana Valente
Universidade Federal de Santa Catarina



















Um comentário:

Elvira Carvalho disse...

Eu nem sei falar de política.
Penso que é uma coisa promiscua, vil e corrupta. Bom talvez a "pobre" da política nem tenha culpa. Promíscuo, e corruptos são os políticos.
Um abraço e uma boa semana