Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

O Cânhamo e seus benefícios




          Embora seja inevitável pensar em drogas quando ouvimos ou lemos sobre o cânhamo, a verdade é que ele, embora sirva para designar variedades da Cannabis sp., também apresenta inúmeros usos industriais. Calma! Nenhuma das utilidades que vamos descrever está relacionada com o consumo medicinal ou recreativo da maconha.
         Apesar de o cânhamo também ser cultivado para a produção de narcóticos, essa planta é incrivelmente versátil, podendo ser explorada para a obtenção de produtos têxteis, cosméticos e alimentícios, sem contar a sua aplicação na fabricação de plásticos, papéis, biocombustíveis e até na construção civil. E como se fosse pouco, o cânhamo também pode ser empregado para eliminar a poluição do solo.
         Então, que tal deixar o preconceito de lado e conferir alguns usos industriais — e totalmente legais — do cânhamo? Dê uma olhadinha:




*O uso da fibra de cânhamo para a produção de tecidos não é nenhuma novidade, já que existem amostras provenientes da China que datam de 8 mil a.C.! Super-resistente, sua textura é parecida com a do linho, e a fibra pode ser combinada a outros materiais — como o algodão e a seda, por exemplo —, diversificando ainda mais a sua utilização. Assim, o cânhamo pode servir para a produção de jeans, calçados, blusas, camisetas e acessórios.

*O cânhamo contém antioxidantes, ômega 3 e 6 e ácidos graxos essenciais, e suas sementes são ricas em proteínas, ferro e cálcio. Assim, ele funciona como um nutritivo suplemento alimentar, e seu óleo pode ser utilizado na preparação de um sem fim de receitas, tanto de comidas como de bebidas — alcoólicas ou não.



*Companhias na Irlanda e na Holanda já utilizam produtos feitos à base de cânhamo para o isolamento térmico e acústico de casas e edifícios. Além disso, também existe uma variedade de materiais de construção, como um concreto — mais leve, resistente e ambientalmente correto — produzido a partir da substância.

*Assim como acontece com a maioria dos óleos vegetais, o óleo de cânhamo pode ser processado e convertido em biocombustível, cuja queima é menos poluente do que a queima dos combustíveis fósseis. Portanto, além da produção de biodiesel a partir do óleo presente nas sementes e no caule da planta, a parte fibrosa também pode ser empregada para a obtenção de versões quimicamente semelhantes à da gasolina convencional.




*O cânhamo pode ser utilizado na produção de bioplástico, e inclusive existem protótipos de veículos — um deles produzidos por Henry Ford na década de 40 — elaborados a partir desse material. Alguns fabricantes de carros inclusive vêm substituindo painéis e outras peças que costumavam ser feitos de fibra de vidro por versões fabricadas com o cânhamo, e outros usos populares incluem embalagens, potes e utensílios domésticos.

*A utilização do óleo de cânhamo pela indústria de cosméticos ocorre há tempos, e existem inúmeras linhas de produtos — com shampoos, sabonetes, hidratantes para o corpo e rosto, protetores labiais e solares, cremes anti-idade etc. — com essa substância em sua formulação. Além disso, graças às suas propriedades medicinais, o óleo de cânhamo é um anti-inflamatório natural, indicado para tratar problemas de pele como eczema, acne e psoríase.
*Talvez um dos usos mais surpreendentes do cânhamo seja como descontaminante. As plantas podem ser utilizadas para eliminar, estabilizar ou tornar inertes substâncias nocivas presentes no solo — como solventes, pesticidas, metais tóxicos e explosivos. Um exemplo famoso foi a iniciativa de plantar centenas de pés em uma área da Ucrânia afetada pelo desastre nuclear de Chernobyl para ajudar a minimizar os danos provocados pela radiação.




Fonte: megacurioso.com.br


Nenhum comentário: