Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2016

Resenha Rosane Fantin- O Grande Pajé









Foi com grande curiosidade que iniciei a leitura do livro de contos do autor gaúcho, meu conterrâneo, Cesar Farias. A primeira história prendeu minha atenção desde o início, tanto pela narrativa interessante, personagens bem construídos e português impecável. Entremeando narrativa e poesia, somos espectadores do desenrolar da vida do jovem humanitário Tupã e como ele e suas ideias passam a ser um incomodo dentro de um sistema sociopolítico corrupto, o que nos faz lembrar outra grande história do passado. A partir deste primeiro conto, o maior dentro do livro, passamos a conhecer outra gama de personagens que contam trechos de suas vidas de forma ora bem humorada, ora com pitadas de ironia, mas sempre nos levando a analisar e criticar situações que são comuns em nosso meio e que mostram a hipocrisia do ser humano; o lado B de pessoas consideradas corretas e de boa índole, analisando desde a dona de casa preocupada com seu bichinho de estimação, passando pelo médico e pelo padre de inabalável reputação, até o pequeno empresário. Além das críticas inclusas em agradáveis enredos, também encontramos contos notáveis que fazem rir, como em Aquele Vitelo, ou que nos lavam a alma como em O Homem da Ganja. Cesar  consegue dar vida aos seus personagens, tornando-os tão íntimos do leitor como se esses fossem nossos vizinhos de porta. Eu, como moradora de Porto Alegre, me senti ainda mais próxima da Vera e do Jean Carlo, da Dirce, da Gisele e da Ligia e de tantos outros que moram aqui, bem ao meu lado.
Parabéns ao meu amigo Cesar que conseguiu escrever tantas histórias interessantes; tão verídicas; uma crítica inteligente, que expõe comportamentos e maldades nem sempre percebidas e que fazem parte do nosso dia a dia.

Por Rosane Fantin no skoob.com

Nenhum comentário: