Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Legalizando no Chile


Texto propõe liberação para fins medicinais, espirituais e recreativos; proposta agora vai ser discutida no Senado

 

 A Câmara dos Deputados do congresso do Chile aprovou há alguns dias (07/08/2015), a proposta que permite que os cidadãos do país façam o uso da maconha para fins medicinais, espirituais e recreativos. O texto, que autoriza que cada chileno possa plantar até seis pés da erva, foi aprovado por 68 a 39 votos e cinco abstenções. Agora, a matéria vai para análise da comissão de saúde do Senado.

"Estamos celebrando o sucesso da aprovação deste projeto", disse Ana Maria Gazmurri, presidente da Fundação Daya, grupo sem fins lucrativos que trabalha com terapias para alívio de dores, incluindo a questão da maconha.
Os atos de plantar, vender e transportar maconha são considerados ilegais no Chile, e também acarretam em prisão. As penas para esse tipo de delito ultrapassam os 15 anos de detenção. Aqueles que desejam utilizar a substância com propósitos medicinais precisa conseguir uma autorização específica do governo.
"Este projeto está no caminho certo, e nós estamos otimistas de que ele será aprovado rapidamente", completou Gazmurri, que espera que tudo se resolva entre os senadores em um prazo de dois meses.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário: