Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Vem pra urna, vem!




           Em coerência com o que escrevi bem antes das eleições, quando ninguém sequer havia previsto a fatalidade que interrompeu a vida e a trajetória política de Eduardo Campos, alçando Marina da Silva à condição de candidata, reafirmo aqui e agora o meu sentimento de desconforto em relação ao voto obrigatório. Considero uma gritante contradição ouvir Carlinhos Brown e Daniela Mercury, artistas pagos pelo TSE, entoarem a marchinha oficial das eleições, “Vem pra urna, vem ser livre”, num afronta aos nossos ouvidos e em deboche a inteligência de todos nós. Acaso existe liberdade quando votamos por obrigação? Se não acreditamos na proposta de nenhum dos candidatos disponíveis para o 2º turno, como nos sentiremos “livres” se estamos perdendo parte do descanso dominical para escolhermos aquele que, na melhor das hipóteses, é o menos pior?
          Tanto aqui no Rio Grande do Sul quanto a nível federal os partidos classificados para a grande decisão eleitoral representam aquela monótona repetição de discursos esfarrapados sobre esquerda X direita, neoliberalismo X socialismo e mensalão X impeachment. São trocas de acusações que, a bem da verdade, não conduzem-nos a lugar algum. As alianças  costuradas, por sua vez, são contraditórias ao ponto de políticos e políticas esquecerem opiniões e posturas assumidas anteriormente.

           Não tenho, repito pela centésima primeira vez, motivação alguma para “ser livre, ir pra urna e decidir o futuro do país". Ao Tribunal Superior Eleitoral imploro: Poupe-nos ao menos de marchinhas ridículas como essa,  substituindo-a por alguma marcha militar que marque a cadência de robôs em fila. Não basta, segundo entendo, a festejada liberdade de escolha. Deve haver também liberdade de votar ou não. Só então a democracia merecerá ser chamada de joia rara.
          Àqueles que tiverem ouvidos para ouvirem:
         #vote em branco

                                      Cesar S. Farias


3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Absolutamente de acordo.
Um abraço e bom domingo
http://6feira.blogspot.pt/

Vanuza Pantaleão disse...

Mas eu também estou aqui concordando e também indignada com tantas "sacanagens" (desculpe-me o termo) que se praticam institucionalmente em nome da nossa enfraquecida democracia.
Falou tudo e falou bem, Cesar!
Obrigada por tua passagem lá no Prosas Poéticas e sirva-se do nosso pastelzinho de queijo.
Ótimo domingo!Bjsss

vendedor de ilusão disse...

Meu caro amigo e colega escritor, concordo em gênero número e grau com tudo o que brilhantemente narraste e, com absoluta franqueza - sem papas na língua, escrevendo disseste. Parabéns pela crônica, pois é mais do que justa, merecida e muito bem direcionada aos que, lamentavelmente, nos governam... Abraço.