Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Hot Players Crew



          


        Em tempos de Copa do Mundo, mensalão, paralisações, confrontos, choques de opiniões e rolezinhos somos todos obrigados, queiramos ou não, à assumirmos alguma posição frente aos absurdos dos noticiários. O rock, em meados dos anos 60 e 70's, assumiu naturalmente o posto de música-protesto, encravando-se na mente da juventude daquela época, como um grito de basta à hipocrisia da sociedade. O estilo, apesar do passado glorioso e salvo algumas raríssimas exceções, perdeu a força de rugir como fera que incomoda, sendo substituído à altura por um certo som importado das periferias. O rap é atitude, o rap é a voz dos sem voz, rap é Hot Players Crew. Música contestatória, olho no olho, sem meias palavras ou papas na língua.
          Cada Passo um Plano, segundo trabalho desses guris de Eldorado do Sul (12 Km de Porto Alegre), é um dardo pontiagudo e afiado contra preconceitos, mentiras e distorções de conduta cristalizados em nossa sociedade. Dificilmente escutaremos os nossos rebeldes rockeiros contemporâneos compondo coisas como "Bem vindo a selva", na qual a autoridade do mau policial é desafiada sem hesitação. Tenho sérias dúvidas se, em contrapartida, encontraremos nos versos de paradas tipo "As 10 mais da Jovem Pan", petardos tão impiedosos contra o moralismo hipócrita como "Os muleke zica", faixa em que o estilo característico dessa dupla de rappers se faz presente, firmando a identidade e pulsação toda própria que eles imprimem em sua batida. Seguindo a linha de comparações com o cenário pop nacional, onde encontrarei uma alusão tão clara a uma certa erva proibida e mal vista, como em "Com Ret na Street" e "Meu Ideal", onde o direito de fumar um, na paz, com o suor do próprio trabalho, é reivindicado sem omissões ou medo de represálias. A diversão, a balada e a paquera não são, igualmente, negligenciadas, proporcionando-nos momentos de descontração e machucando corações apaixonados. "Ela é" e "Malvada", batidão provocante como o próprio nome, são a prova material de que  rapper também ama.
          Não bastassem as credenciais que o próprio estilo possui, na linha de frente contra as injustiças sociais, Diego Ret e Bruno Street gozam de um ótimo entrosamento vocal, revezando-se em versos ora velozes, ora cadenciados, que fazem a cabeça dos manos entregarem-se à mensagem positiva e motivadora do Hot Players Crew. A qualidade faz-se evidente em todas as faixas, que contam com participações especiais de ícones do rap gaúcho como Hantaru, Primo & Fred e Mano B, autenticando ainda mais o competente trabalho da dupla, que parece ter fincado firmemente os pés no solo que lhes pertence dentro da cultura Hip-Hop.

          Há espaço, de fato, à várias e diversificadas estrelas. Basta que cada uma delas ocupe o seu lugar de direito. É isso que Hot Players Crew faz quando ressurge nesse segundo Cd, um manifesto sonoro amadurecido e consciente, de mentes jovens que clamam por mudanças versando algo do tipo:

                                     "...e foda-se se eles não tocam o nosso rap lá,
                                       só quero aqui a minha mensagem passar,
                                       tipo carteiro, que vai de casa em casa,
                                       e não descansa até a mesma ser passada."

                                   
                                      "... Tem que ter disposição na fita e foco na
                                            missão,
                                            Progresso, esse é o decreto, queremos
                                            revolução."

          A música genuínamente popular é assim, não conta com a mídia para chegar ao apreciador. O Cd ou livro independente conta apenas com o esforço pessoal do artista e a identificação imediata do público alvo, seja nas esquinas, botecos, centros comunitários, blogs e outros espaços alternativos. Com A Cada Passo um Plano, usando a própria terminologia dos gurizes, não é diferente:
                                           " Adquiriu, ouviu, curtiu, viu, eu avisei..."

            Se o assunto é fugir do comodismo, volte-se para o rap.

                                            "Se é isso que voces qué, então toma aí."   


                                                                           Cesar S. Farias


             O Cd pode ser adquirido em Porto Alegre na Loja Ponto Favela- 4º andar da Hipo-Fábrica- Centro  ou pelo endereço eletrônico hotplayerscrew@outlook.com  

                                                           
          
                   

                    

Um comentário:

dioceli disse...

tambem compartilho dessa opinião
os jovens desse grupo merecem serem homenageados