Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

Postagem verde

         



           E o nosso código florestal, como vai ficar, afinal? Enquanto aguardamos o resultado definitivo, após todas as correções e emendas governamentais , apresento á seguir uma breve homenagem ao nosso patrimônio verde.

            
                    Cesar S.Farias      

  

            
       Segundo alguns dados,  as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. Elas são vitais para a vida do ser humano, devido
a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial.     
           Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão. 
   


          A mais conhecida floresta é a floresta pluvial Amazônica, maior que alguns países. Erroneamente considerada o Pulmão do Mundo, não é, pois foi comprovado científicamente que a floresta Amazônica consome cerca de 65% do oxigênio que produz (com a fotossíntese) com a respiraçao e transpiração das plantas. Atualmente aceita-se o conceito de "ar condicionado" do mundo, devido a intensa evaporação de água da bacia. A corrente de ar e a intensa atividade biológica contribuem para manter a temperatura média do planeta e retardar o efeito estufa.




           Existem também as florestas tropicais SAZONAIS. São aquelas que perdem suas folhas nas estações de Inverno e Outono, adquirindo uma cor amarelada, avermelhada ou alaranjada.







2 comentários:

Unknown disse...

Linda natureza. Pena não ser cuidada como deveria.

Rosane Fantin disse...

A natureza em nosso país, apesar de todos as tentativas de acabar com ela, permanece viva e de tirar o folego. Justíssima e bela homenagem, meu amigo!
Beijo!